quarta-feira, novembro 10, 2010

Especial Festival Comunicantus de Corais 2010

Coral da Cultura Inglesa


Iniciou suas atividades em 1981. Teve como regentes Celso T. Delneri (assistido por Maria José Carrasqueira), Celso Antunes, Juan Serrano, Graham Griffiths e Marta Herr. Desde 1994 está sob a regência de Marcos Júlio Sergl.

O Coral dedica-se à música sacra e secular, constando em seu repertório obras da renascença inglesa, west-end londrino, MPB e negro spirituals, além de repertório específico para a Quaresma e Cânticos de Natal. Criou e mantém o projeto “Cultura Inglesa Convida”, que visa a integração com outros grupos corais.

Entre outras obras, destacam-se no repertório o Oratório Saul de George Friederich Haendel, Missa em Fá de Emerico Lobo de Mesquita, Veni Sancte Spiritus de André da Silva Gomes, Missa em Sol Maior de Franz Schubert, Missa da Coroação de Wolfgang Amadeus Mozart, A Ceremony of Carols do compositor inglês Benjamin Britten, Te Deum e Jubilate, Magnificat e Nunc Dimitris de Henry Purcell, o Dixit Dominum e Gloria de Antonio Vivaldi, Stabat Mater de Pergolese.

Em março de 2001 lançou CD com obras inéditas de Tristão Mariano da Costa. Em maio de 2002 apresentou-se no Teatro Alfa juntamente com o Melbourne Chorale da Austrália. Na Páscoa de 2003 apresentou Três Horas de Agonia do compositor paulista Elias Álvares Lobo. Em 2004 apresentou o Requiem de Gabriel Fauré, o Te Deum do compositor inglês John Rutter e o Oratório de Nossa Senhora da Conceição de Elias Álvares Lobo. Em 2006, dedicou-se ao repertório de Wolfgang Mozart em comemoração aos 250 anos de nascimento do compositor. Ainda em 2006 participou do Festival Osvaldo Lacerda com repertório dedicado exclusivamente a esse compositor paulista. Em 2007 apresentou duas importantes obras de Elias Álvares Lobo: Três Horas de Agonia e Anunciação de Nossa Senhora da Conceição. Em 2008 participou, como coral convidado, do VIII Festival Nacional de Corais, em Recife, PE. Em 2009 apresentou-se em vários locais de São Paulo e interior, entre eles, o Palácio Maçônico do Grande Oriente de São Paulo, III ENACOPI-Encontro Nacional de Corais de Piracicaba e Teatro Municipal José Cyrino Goulart - Franca.