sexta-feira, junho 15, 2012

MPB, folk, rock e muito mais: O Comunicantus apresenta Arranjos em Concerto


Quatro coros do Comunicantus: Laboratório Coral encerram o semestre com a apresentação de diferentes estilos de arranjos para coro. A apresentação é no dia 29/06 (6ª feira) às 20h00, no Auditório do Departamento de Música da ECA-USP, com entrada gratuita. Entre os gêneros, o público ouvirá MPB, rock e baião. O repertório e a idéia de Arranjos em Concerto é mostrar esta característica do canto coral: a de ser um espaço de experimentação entre os gêneros populares e eruditos, em que o repertório é constantemente retrabalhado e adaptado para as situações práticas.

Entre os arranjadores brasileiros, destacam-se Marcos Leite e Samuel Kerr, regentes corais que produziram uma grande quantidade de arranjos, renovaram o repertório dos coros e trouxeram para o âmbito do repertório coral os diversos gêneros da canção popular brasileira, muitas vezes transpondo para o conjunto de vozes a sonoridade instrumental. O Comunicantus apresenta também arranjadores das novas gerações, com alguns trabalhos que foram amadurecidos nas aulas de práticas corais da USP: Fred Teixeira, mestrando que estuda a produção de arranjos de Samuel Kerr, Carolina Andrade e Sarah Alencar, alunas da graduação em música que apresentam seus primeiros trabalhos.

Este é o semestre de estreia do Coral Universitário Comunicantus, formado por alunos de graduação e pós-graduação em música. No repertório esta um clássico dos arranjos de MPB: a versão de Marcos Leite para a canção Alguém Cantando, de Caetano Veloso. Completam o programa dois spirituals afroamericanos que fizeram parte do Workshop em Canto e Regência Coral organizado pelo GEPEMAC em maio, com a cantora e professora norte-americana Marcía Porter.

O Coral Escola Comunicantus tem um predomínio de arranjos de música brasileira que foram retrabalhados, com acréscimo de piano, percussão e instrumentos solistas. O Coral Escola Comunicantus convidou alguns alunos de instrumento do Departamento de Música especialmente para esta apresentação: Igor Caracas, percussão; Ariane Escórcio, saxofone, e Agnelson Gonçalves, trombone.

O Coral da 3ª Idade da USP aborda um outro tipo de arranjo: uma harmonização de Brahms para uma melodia popular alemã e a reelaboração a 4 vozes feita pelo regente e compositor Joseph Noyon para uma cena de ópera de Rameau, originalmente para duas vozes femininas.

O Coral da ECA-USP, pela primeira vez, resolveu unir o canto coral à banda de rock. O arranjo de Mark Brymer para a Bohemian Rhapsody, conhecida peça interpretada pelo grupo Queen, será apresentada com acompanhamento de guitarra, baixo, piano e bateria. Antes da obra, que encerra o programa, o público ouvirá ainda Michelle, dos Beatles, em arranjo a capella, Cordão da Saideira de Edu Lobo com arranjo de Marcos Leite, e uma canção da tradição erudita da part song: As torrents in Summer, de Edward Elgar.

O laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP é coordenado pelo Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos, titular em Regência Coral, regente e diretor artístico do Coral da ECA-USP. Integra o laboratório a Profa. Dra. Susana Cecília Igayara, coordenadora do GEPEMAC, grupo de pesquisa nas Artes do Canto. Os alunos matriculados na disciplina optativa Práticas Multidisciplinares em Canto Coral apresentam-se como coralistas, regentes e instrumentistas, com supervisão dos dois professores, além de participarem do planejamento e da produção das atividades.

Promoção: Comunicantus: Laboratório Coral. Apoio: GEPEMAC.
Local: Auditório do Departamento de Música.
Data: 29 de junho, 20h00.
Entrada franca. Estacionamento gratuito no local.