quinta-feira, agosto 16, 2012

Recursos online para os estudos de Repertório Coral

Uma das minhas disciplinas na Universidade de São Paulo chama-se "Estudos de Repertório Coral". Elaborei uma lista de recursos online para buscas de partituras, alguns sites com recursos específicos para música vocal e algumas lojas virtuais com sistemas de busca que podem ajudar a localizar CDs, DVDs, partituras e livros. Não incluí nesta lista endereços amplamente conhecidos, como o Youtube ou a loja virtual Amazon, que todos já devem conhecer. 

Como uma das estratégias de ensino utilizada na disciplina é o estudo de trajetórias de regentes da tradição coral, no final desta postagem está uma lista de regentes brasileiros e estrangeiros. Sobre os brasileiros, nem sempre há material disponível online, mas são trajetórias profissionais que deram uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do Canto Coral e do ensino através da canto coletivo, e essa ausência de material serve como demonstração da necessidade de novas pesquisas.

Esse trabalho com as trajetórias de regentes e educadores corais, que desenvolvo nos últimos anos, liga-se a uma de minhas preocupações atuais de pesquisa, sobre a qual ministrei uma disciplina na pós-graduação (Biografia e autobiografia na pesquisa em música). Os regentes estrangeiros incluídos nesta lista possuem, em geral, uma extensa discografia. Muitos estão em atividade e mantém sites pessoais, outros são ligados a coros, orquestras ou gravadoras que trazem informações suas biografias, concertos e gravações. 

Bons estudos!

Informações gerais sobre repertório

Música Database: http://www.musicanet.org  

Base de dados sobre repertório coral, com indicações de edições, autores de texto, nível de dificuldade, formação vocal/instrumental, tonalidade, entre outros dados.
MusicwebResenhas, críticas, compositores, etc: http://www.musicweb-international.com/
Este site possui muitos recursos, dentre eles acho muito úteis as resenhas de CDs e discografias compiladas.  Exelente para uma primeira exploração de repertório, discografia de compositores ou intérpretes específicos, visão panorâmica das gravações disponíveis e críticas feitas por especialistas internacionais. 
Internet Archivehttp://archive.org/index.php  
Uma enorme biblioteca digital com conteúdo gratuito.  Inclui livros, textos soltos, música, vídeos. O usuário pode abrir uma conta e enviar material de sua autoria ou em domínio público. 
Classics online (loja – gravações):   http://www.classicsonline.com/ 
A loja possui um grande catálogo coral, pois incorporou em sua base de dados os selos de pequenas gravadoras locais. Pode-se ouvir um sampler e é uma ótima ferramenta para ampliar o conhecimento das gravações disponíveis de uma obra. 
Primarily a cappella:  http://www.singers.com
Voltada para música vocal, tem em seu catálogo livros, partituras e material didático classificado por gêneros. Há também um link para uma rádio e informações biográficas de regentes corais e arranjadores. 

Busca de partituras (dinponíveis integralmente na internet)

Cpdl (Bilioteca coral de domínio público)http://www1.cpdl.org/wiki/index.php/Main_Page 
Esta biblioteca de domínio público é amplamente utilizada por regentes corais. Por ser montada com colaborações, incluindo muito material editorado pelos próprios regentes ou coros, é prudente conferir a qualidade das edições. Poderia ter mais contribuições brasileiras...
Biblioteca Musical Petrucci: http://imslp.org/wiki/ 
Esta é muito conhecida! Inclui todas as formações musicais em seu catálogo, e não apenas obras corais. 
Biblioteca Musical da Universidade  de Indiana: http://www.dlib.indiana.edu/variations/scores/symphonic.html 
Existem muitas bibliotecas universitárias que deixam o material em domínio público usado nos cursos para acesso livre, entre elas a Universidade de Indiana, nos EUA. Apesar do catálogo orquestral e coral estarem em uma única listagem, é fácil encontrar algumas obras de referência nos diversos períodos históricos. 
Ferramenta de busca de partituras, letras, cifras, tablaturas... É um site rápido que remente a outras bases de dados, inclusive as listadas acima, voltado especificamente para músicos. No caso da Biblioteca Petrucci, por exemplo, pode ser mais rápido fazer a pesquisa por este site. 

Música vocal: idiomas, textos, tabelas fonéticas

Incríveis recursos para todos que se interessam pelo estudo das línguas, sistemas escritos, fonética, etc. Portanto, importante ferramenta para cantores, preparadores vocais e regentes corais. Possui diversos recursos, muitos links, informações sobre mais de 500 línguas. eu gosto particularmente das indicações fonéticas. 

The Lied, Art song, and Choral Texts Archive. Textos de músicas, traduções: http://www.recmusic.org/Welcome.html
Outro site formado por colaborações, dedicado à música vocal. Além dos textos completos, há traduções para diversas línguas. Pode-se pesquisar, por exemplo, pelo autor do texto e encontrar outras composições feitas a partir do mesmo texto. 

Alguns regentes e educadores da tradição coral no Brasil 
(uma lista bem incompleta, apenas para começar. Dos regentes em atividade, 
incluímos apenas alguns daqueles com uma longa trajetória já consolidada)
Aricó Jr.
—Barroso Neto
Benito Juarez
—Carlos Alberto Pinto Fonseca
—Ceição de Barros Barreto
—Cleofe Person de Mattos
—Elza Lackshewitz
—Fabiano Lozano
—Furio Franceschini
—Heitor Villa-Lobos
João Baptista Julião
João Gomes Jr.
José Pedro Boéssio
Klaus Dieter-Wolff
Marcos Leite
Marisa Fonterrada
Martin Braunwieser
Padre José Penalva
Samuel Kerr
Teruo Yoshida
Regentes e educadores estrangeiros da tradição coral 
(alguns são também regentes de orquestra ou de ópera, 
cantores, compositores, arranjadores, editores)

Bob Chilcott
Eric Ecricson  
—Eric Whitachre
—Harry Christophers
—Helmuth Rilling
—John Eliot Gardiner
John Rutter
—Joseph Jennings
—Laurence Equilbey
—Kurt Thomas
—María Guinand
—Mary Goetze
—Nick Strimple
Nikolaus Harnoncourt
—Paul Hillier
—Peter Phillips
—Philippe Herreweghe
—René Jacobs
—Rinaldo Alessandrini
—Robert Shaw
—Stephen Cleobury
Tõnu Kaljuste
Vance George