domingo, maio 05, 2013

Inscrições abertas para bolsistas no Coro de Câmara Comunicantus


O novo coro do Departamento de Música da ECA-USP será formado por bolsistas e terá o objetivo artístico de cantar obras do repertório camerístico brasileiro e internacional, sob direção do Prof. Titular em Regência Coral, Marco Antonio da Silva Ramos.

O programa conjunto da Pró-Reitoria de Graduação e do Comunicantus: laboratório coral, pretende unir a tradição da música vocal aos desafios tecnológicos atuais, desenvolvendo novas metodologias de ensaio e integrando as atividades artísticas da performance às atividades técnico-musicais. 

A Prof. Susana Cecilia Igayara também integrará o projeto, coordenando as atividades de pesquisa, documentação e comunicação. 

São diferentes perfis de bolsistas: coralistas, monitor-pianista, monitor-arquivista, monitor de Editoração Musical, monitor de Produção Musical, monitor de gravação em áudio e vídeo, monitor de comunicação. Para cada uma das bolsas há um público-alvo específico, de acordo com a habilitação de curso e as características das tarefas a serem realizadas. 


Informações aos candidatos

Os bolsistas do Coro de Câmara serão selecionados durante o mês de Junho, em diferentes etapas, dependendo da função pretendida. Por essa razão, é importante ler os editais e ficar atento aos prazos. Para concorrer, é obrigatório ser aluno de graduação da USP (há algumas vagas para cursos específicos).

As inscrições serão realizadas entre o dia 29 de Abril e o dia 28 de Maio, no Departamento de Música da ECA-USP, mas a Ficha deInscrição está publicada no site da ECA e o candidato poderá levá-la já preenchida.

Os candidatos a coralistas e pianistas deverão estudar dois excertos de obras corais de Gabriel Fauré e Heitor Villa-Lobos. Estas obras serão ensaiadas na primeira fase do processo seletivo, em uma atividade coletiva. Para os pianistas, pede-se também que preparem uma redução do Arioso para Barítono da Paixão segundo São João, de J. S. Bach.
Na segunda fase da seleção, os candidatos deverão também fazer leituras à primeira vista, sempre em obras do repertório coral e nos sub-naipes a que estão se candidatando.

Repertório a ser estudado

Coralistas e Pianistas: 

Os candidatos deverão trazer estudados e preparados os seguintes trechos de obras corais (as partituras poderão ser retiradas para xerox na Sala 7-A do CMU/ECA/USP):

·         Gabriel Fauré – Libera me do Réquiem em Ré Menor Op.48
Edição Hamelle et C., Paris. Redução de Roger Ducasse (p. 52-67)
·         Heitor Villa-Lobos – Corais I e II de Bendita Sabedoria
Edição Max Eschig (p. 2-6)

Só Pianistas:

·         Preparar em casa redução do Arioso para Baixo n. 19 da Paixão Segundo S.
João, de J. S. Bach, "Betrachte, meine Seel". Edição Bärenreiter.


 
·     

   

               






      As atividades de leitura à primeira vista serão feitas a partir de material fornecido no momento da seleção 
·         
       Os candidatos não serão ouvidos em outros repertórios corais ou solistas.