terça-feira, setembro 24, 2013

Coral da ECA-USP homenageou Portinari no Auditório Ibirapuera

O Coral da ECA-USP, a Orquestra de Câmara da ECA (OCAM), o Coral da Cidade de Santo André e a cantora lírica Céline Imbert ensaiaram e trabalharam muito para todos terem o prazer de assistirem ao concerto que aconteceu no último domingo, dia 22 de setembro, no Auditório Ibirapuera.  A apresentação foi em homenagem ao pintor Cândido Portinari, que completaria 110 anos em dezembro deste ano.

A peça Magnificat – Alleluia, de Heitor Villa Lobos, apresentada pelo Coral da ECA-USP junto com as vozes de Céline Imbert e do Coral da Cidade de Santo André, abriu o concerto. Foram 8 minutos de muita intensidade diante da platéia externa do Parque Ibirapuera.

Foto: Susana Igayara

O concerto seguiu com The Mediterranean, composta por John McLaughin, com a participação especial de Hamilton de Holanda no bandolim. Em seguida, a orquestra tocou Guerra e Paz e Sinfonia Monumental, compostas por Holanda em homenagem a Candido Portinari, e apresentadas junto com o Quinteto Hamilton de Holanda. Durante a apresentação houve ainda projeções de imagens de obras do pintor.
 
Cândido Portinari (1903-1962) é considerado um dos mais importantes pintores brasileiros. Sua obra pode ser definida como figurativa, valorizando as tradições da pintura e refletindo influências do surrealismo, do cubismo e da arte dos muralistas mexicanos. Retratou as questões sociais do Brasil em sua época e entre seus quadros mais significativos estão Colhedores de Café, Mestiço, Favelas, O Lavrador de Café, Meninos e Piões, Lavadeiras e Os Retirantes.

Confira mais fotos da apresentação e dos ensaios no Facebook do Comunicantus.