quarta-feira, janeiro 29, 2014

Bem-vindos! - Retorno das atividades 1º semestre de 2014

As atividades do Comunicantus: Laboratório Coral já retornaram, com atividades internas de planejamento e preparação para os ensaios e cursos. 

Nos dias 18 a 20 de fevereiro (programação a ser detalhada em breve) o Comunicantus irá promover a Semana Internacional de Estudos e Pesquisas USP e Universidade de Cambridge: Perspectivas Transculturais no Desenvolvimento Criativo de Coros e Regentes Corais, primera fase do Projeto de Pesquisa Conjunta da Universidade de São Paulo (GEPEMAC e Comunicantus: Laboratório Coral) com a Universidade de Cambridge, com financiamento da British Academy.

A semana contará com ensaios corais, palestras, mesas-redondas e apresentação do Coro de Câmara Comunicantus a fim de discutir o desenvolvimento criativo de coros e regentes corais.

Ensaios e testes - 1º semestre 2014:
Os ensaios regulares do Coro de Câmara Comunicantus e do Coro Piloto da Semana Internacional de Estudos e Pesquisas USP e Universidade de Cambridge começarão em fevereiro, e os ensaios dos demais coros retornarão em março (veja as datas de cada coro aqui).



Já estão abertas as inscrições para os corais comunitários Comunicantus. Agendar com Everton no e-mail comunicantus.secretaria@gmail.com ou por telefone (11) 3091-4005. 

Confira abaixo os detalhes:


Coral da 3a Idade da USP
Coral da Terceira Idade da USP no Festival de Coros 2013
O Coral da Terceira Idade da USP é um coro comunitário do Laboratório Comunicantus, formado por alunos do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. É um coro com inscrição semestral para alunos com mais de 60 anos. Está em atividade desde 1997, e com bastante procura, há anos que todas as 60 vagas do coro são integralmente preenchidas. No dia 21 de março, às 14h, serão feitas audições com os interessados em preencher algumas vagas abertas no semestre anterior. O coro serve também de laboratório para a equipe de estagiários, mestrandos e doutorandos (bolsa PAE) e alunos matriculados na disciplina Práticas Multidisciplinares em Canto Coral. Os estudantes dividem as funções de regência, preparação vocal, ensaios de naipe, acompanhamento instrumental, composição, arranjo, e seleção de repertório, com supervisão dos professores do Comunicantus, Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos e Prof.ª Susana Cecília Igayara. 

Os ensaios do coro acontecem às sextas-feiras, das 14h às 16h.

Início dos ensaios para antigos coralistas: 14 de março, às 14h
Teste para novos coralistas: 21 de março, às 14h 
Público-alvo: Coralistas com mais de 60 anos



Coral Escola Comunicantus
Coral Escola Comunicantus no Festival de Coros 2013

O Coral Escola Comunicantus é um coro comunitário com grande variedade de perfis, voltado ao público externo ao Departamento de Música: graduandos, pós-graduandos, funcionários e coralistas de toda a cidade, com ou sem vínculo com a USP, sem necessidade de leitura musical. O coro, que existe desde 2001, é voltado para musicalização e aperfeiçoamento constante dos coralistas leigos. A prioridade do trabalho é a iniciação ao canto coral, a partir de um repertório diferenciado em estilos, mas comprometido com a formação musical do coralista. Assim como o Coral da Terceira Idade, os ensaios são realizados por uma equipe de alunos, com supervisão dos professores, servindo de laboratório para alunos de regência, canto, composição, educação musical e instrumento matriculados na disciplina Práticas Multidisciplinares em Canto Coral. O coro cresce em propostas musicais mais elaboradas, com equipe de ensaiadores por naipes. Além disso, frequentemente, são convidados alunos de instrumento e canto para atuarem como solistas, arranjadores, percussionistas e convidados, o que é muito motivador, tanto para esses alunos, como para os coralistas que tomam contato com uma diversidade timbrística e estilística, através do repertório eclético. O Coral já estreou diversos arranjos e composições de alunos de Música. No programa do Festival de Coros Comunicantus 2013, a aluna Camila Rabello, do curso de Canto, foi a soprano solista no spiritual "Ride the Chariot".



Além disso, o o repertório de 2013 do Coral Escola Comunicantus apresentou compositores eruditos consagrados, como Mendelssohn, Mozart, Osvaldo Lacerda e Gershwin. O programa do Festival de Coros revelou os interesses musicais da equipe de professores e alunos do Comunicantus, em que foram apresentados, com o acompanhamento de piano (por Walter Rodrigues e Miriam Constantino), trechos de oratórios de Mendelssohn (He, watching over Israel, do oratório Elias), e Oh prodigio, oh stupor (de Betulia Liberata). O programa trouxe também Osvaldo Lacerda (Cateretê) e George Gershwin (Oh, I can't sit down, da ópera Porgy and Bess). Alguns arranjos também fazem parte do programa: a canção africana Om' Oba Ni, com um grupo de percussionistas formado por Carolina Andrade, Denise Castilho e Ana Helena Cintra, "A Banda", de Chico Buarque, em arranjo de Bontzye Sandoval, acrescido do pandeiro (Carlos Menezes), e "A Rosalía", canção em homenagem à poetisa galega Rosalía de Castro.



Este ano o coro abre audições para completar vagas remanescestes do ano anterior. Como o coro vem fazendo um longo trabalho de acompanhamento técnico e preparação vocal, o Comunicantus busca pessoas que já tiveram participação anterior em coros. 


Os ensaios do coro são sempre às sextas-feiras, das 18h30 às 20h40. Início dos ensaios: 14 de março, às 18h30

Testes para novos coralistas: 14 e 21 de março, das 18h às 19h
Público-alvo para os testes: recomendável pessoas que já tiveram alguma experiência coral anterior.


Além disso, o Coro de Câmara Comunicantus, formado por bolsistas de graduação da USP, abriu hoje 2 vagas de reposição. (Valor: R$700,00 mensais)

Coro de Câmara Comunicantus no Festival de Coros 2013
São elas: 
  • Monitor de Gravação em Áudio e Vídeo - aluno de graduação do CMU ou do CTR (com conhecimento de microfonação)
  • Monitor Arquivista - aluno de graduação de qualquer curso da USP (com leitura musical fluente e prática coral anterior)
Como são vagas de reposição, a duração é de três meses, podendo ser renovadas. Os alunos que estão abrindo mão das bolsas foram ótimos bolsistas. Um deles terminou o curso e o outro está partindo para um projeto de estudo no exterior. 

Desejamos boa sorte aos bolsistas que estão encerrando seu período conosco e convidamos os interessados a lerem os editais e ficarem atentos aos prazos e à documentação necessária. Confira aqui os editais. 


Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail comunicantus.secretaria@gmail.comou pelo telefone (11) 3091-4005