terça-feira, abril 29, 2014

Comunicantus na Basílica do Carmo - 6 de maio, 19h30

Concerto do Coral da ECA-USP e do Coro de Câmara Comunicantus, com a regente convidada Lilla Gábor (Hungria).


Lilla Gábor está em um programa de internacionalização da USP e incorporou-se à equipe do Comunicantus nos últimos meses, trazendo sua experiência como regente de coros e especialista em processos de aprendizagem musical pelo canto coral. Lilla Gábor, que vem pesquisando métodos de ensaio e agora entra no foco do repertório húngaro, começou a ensaiar o Coro de Câmara Comunicantus em abril e é quem rege o Coro de Câmara Comunicantus e o Coral da ECA-USP no concerto do dia 6 de maio, na Basílica Nossa Senhora do Carmo

Lilla Gábor

Nascida em Budapeste, Hungria, tem desenvolvido uma intensa atividade artística e pedagógica em algumas das mais prestigiadas universidades, conservatórios e festivais na Hungria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, França, Bélgica, Inglaterra, Irlanda, Itália, Suíça, Eslováquia, Áustria, Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Brasil, Argentina, Austrália e Índia.
Formou-se “Summa cum Laude” em Regência Coral e Pedagogia Musical na Academia Franz Liszt de Budapeste. Realizou estudos de aperfeiçoamento no Philadelphia College of the Performing Arts e na Temple University, Filadélfia, EUA.
Foi professora por mais de dez anos no Instituto de Pedagogia Musical Zoltán Kodály de Kecskemét, Hungria, co-diretora do Departamento de Música da “International House  of Budapest” e dos cursos internacionais Vigadó-Redoute; professora e regente dos coros do “Kodály Center of America” (Massachusetts, EUA) e na Universidade de Duisburg (Alemanha), entre outros. É fundadora e diretora da Academia Internacional de Verão de Direção Coral e Pedagogia Musical de Las Palmas da Gran Canaria (Espanha) desde 2006.

Coro de Câmara Comunicantus
Em busca do aperfeiçoamento de alunos interessados nas práticas corais, em agosto de 2013, com apoio da Pró-Reitoria de Graduação da USP, nasceu o mais recente programa do Laboratório Coral Comunicantus: o Coro de Câmara Comunicantus. O coro,  formado por estudantes de graduação da USP e regido pelo Professor Titular em Regência Coral Marco Antonio da Silva Ramos, explora novos parâmetros do ensino de Canto Coral, unindo a tradição da prática vocal a aspectos tecnológicos, como o uso de gravações de ensaios como ferramenta de aprendizagem. Completam a equipe a professora Susana Cecilia Igayara, que atua na escolha de repertório e supervisiona o trabalho de pesquisa, documentação, editoração e comunicação, e o professor Ricardo Ballestero, responsável pelos trabalhos de dicção e vocal coach. Desde outubro do ano passado, o Laboratório Coral Comunicantus conta também com a participação da pesquisadora visitante Lilla Gábor, de Budapeste (Hungria). 


Coral da ECA-USP



Fundado em 1973 por Klaus Dieter Wolff, primeiro professor de regência coral no Departamento de Música, desde 1981 é dirigido pelo Prof. Marco Antonio da Silva Ramos. Nestes 41 anos, tem sido um importante espaço de  formação e orientação de jovens regentes e cantores.
Formado principalmente por estudantes em atividade curricular, o Coral da ECA-USP apresentou-se em eventos internacionais e nacionais de renome, como o Festival Música Nova de Santos, o Festival de Inverno de Campos do Jordão, a Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro. Em S. Paulo, apresentou-se em salas com significativa programação musical, como o Grande Auditório do MASP, o Teatro de Cultura Artística, Memorial da América Latina, Museu Lasar Segall, Museu da Casa Brasileira, Igreja São Luís, Pinacoteca do Estado, Teatro Municipal, Universidade Mackenzie, além dos espaços da USP, tanto em concertos no Anfiteatro Camargo Guarnieri, Auditório do Depto. de Música e Museus, como em atividades acadêmicas. Realizou primeiras audições de obras de compositores uspianos (professores e alunos), como Willy Correa de Oliveira, Gilberto Mendes, Mario Ficarelli, Marco Antonio da Silva Ramos, Paulo César Chagas, Sílvio Ferraz entre outros.

Confira abaixo o programa do concerto:

Coral da ECA-USP:
Zoltán Kodály (1882 – 1967)
Pange Lingua


Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Zur Eröffnung der Logenversammlung*

(Para a Abertura da Reunião Maçônica)
Zum Schluß der Logenversammlung*
(Para o Encerramento da Reunião Maçônica)


REGÊNCIA - Lilla Gábor
*TENOR - Felipe Meneses
*ÓRGÃO - Leonardo Fernandes


Wolfgang Amadeus Mozart
Adagio - K 356

ORGÃO SOLO - Leonardo Fernandes


Coro de Câmara Comunicantus:
Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791)
Kyrie in d – KV 90 *

Gioachino Rossini (1792 – 1868)
O salutaris Hostia


Franz Schubert (1797 – 1828)
An die Sonne D 439** (Ao Sol)

Lajos Bárdos (1899 – 1986)
Libera me

Zoltán Kodály (1882 – 1967)
Szép könyörgés (Linda Plegária)

REGÊNCIA - Lilla Gábor
*ÓRGÃO - Leonardo Fernandes
**PIANO - Renan Branco
REGENTE TITULAR - Marco Antonio da Silva Ramos