quarta-feira, maio 31, 2017

Canções Corais de Francis Poulenc são o tema do próximo Seminário GEPEMAC de pesquisas em andamento

Na próxima quarta-feira, dia 07/06 de 2017 às 10horas, a graduanda  em Canto e Arte Lírica do Departamento de Musica da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Anne Karoline Moreira, integrante do GEPEMAC apresentará a pesquisa de Iniciação Cientifica que está conduzindo.
“Chansons Françaises pour choeur a cappella de Francis Poulenc: aspectos estilísticos e interpretativo” é o nome do trabalho que vem sido desenvolvido pela aluna orientada pela professora Dra. Susana Igayara dentro do GEPEMAC.. Esse Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto se caracteriza por abrigar pesquisadores nos diversos níveis de formação.
            O Seminário de Pesquisa em andamento é aberto aos pesquisadores interessados no tema e intregará as atividades da disciplina História do Repertório Coral.

            
“Compostas entre 1945-1946, as Chansons Françaises de Francis Poulenc (1899-1963) são um conjunto de canções a cappella para coro misto e retratam uma França ainda intocada pela Primeira Guerra Munidal. Neste período, Paris havia acabado de ser desocupada pelo exercito alemão e o povo necessitava de uma reconexão com sua própria história. Poulenc escreve sobre o povo, sobre os artesãos, sobre os trabalhadores mas, acima de tudo, sobre o amor. Nesta pesquisa foram analisados aspectos estilísticos através da audição de coros renomados. Foi feita uma pesquisa histórica a fim de compreender o período histórico e o contexto social em que Poulenc estava inserido. Além de uma analise fonética, o trabalho apresenta discussões acerca da formação ideal para a realização das canções e análise dos personagens, bem como Poulenc transmite em sua obra a essência da França em que nasceu e se fez artista.” – MOREIRA, , Anne Karoline, sobre sua pesquisa.

            Apresentações como essa vem acontecendo no departamento de música, onde Raphael Augusto Pinto, graduado em composição em 2016, apresentou sua monografia de conclusão de curso no dia 10 de maio. Leia mais detalhes no link: http://www3.eca.usp.br/noticias/comunicantus-promove-aula-aberta-sobre-t-cnica-vocal-em-composi-es-brasileiras

O evento do dia 07 de Junho é gratuito e aberto ao publico e será realizado na sala 14A do Departamento de Música da ECA USP.
A aluna Anne Karoline Moreira em apresentação do Coro de CâmaraComunicantus