quinta-feira, julho 06, 2017

Grupo de pesquisa nas Artes do Canto apresenta resultados em congressos internacionais.


Grupo de pesquisa nas Artes do Canto apresenta resultados em congressos internacionais. 


Integrantes do GEPEMAC participam, em 2017, de diferentes congressos referenciais em suas especialidades, por exemplo O Med-Ren, em Praga, República Tcheca; Euromac 9, em Strasburgo, França; o Congresso da Associação Regional para a América Latina e o Caribe da Sociedade Internacional de Musicologia (Santos) e o Foro Coral Americano, em San Juan, Argentina.

Munir Sabag em Seminário GEPEMAC 2017
O doutorando Munir Sabag apresentará resultados de sua pesquisa no Med-Ren 2017, uma importante conferência anual sobre música medieval e renascentista, a se realizar no Convento de Santa Inês da Boêmia, em Praga (República Tcheca), de 4 a 8 de julho. Munir Sabag, que é membro pesquisador do GEPEMAC, tem seu projeto orientado pelo Prof. Marco Antonio da Silva Ramos e apresentará uma comunicação oral a respeito da obra secular do compositor flamengo Adrian Tubal (ca.1535-?), transcrita pelo pesquisador a partir de manuscritos do século XVI.

Homepage do evento Med-Ren

Caiti Hauck-Silva no Euromac 9
Caiti Hauck-Silva, que concluiu recentemente sua Tese de Doutorado "Dicção, expressividade e escolhas do regente em obras corais em alemão: discutindo relações entre escritos e gravações", participou da Euromac 9, Conferência Europeia de Análise Musical. 

Veja o resumo e a   Tese de Doutorado de Caiti Hauck-Silva. 

Os dois trabalhos apresentados na Europa foram orientados por Marco Antonio da Silva Ramos, Professor Titular em Regência Coral.

Em Agosto, a professora Susana Cecilia Igayara-Souza participa como convidada da mesa-redonda "Repertorio. Abordajes de la música contemporánea", atividade do Foro Coral Americando que se realizará em San Juan, Argentina, e 19 a 21 de Agosto. 

No mesmo evento, serão apresentadas comunicações de pesquisa por Denise Castilho Oliveira Cocareli, Ana Paula dos Anjos Gabriel, Carolina Andrade Oliveira e Patricia Terceros (orientadas por Susana Cecilia Igayara-Souza) e Paulo Fred Teixeira (orientado pro Marco Antonio da Silva Ramos), todos integrantes do GEPEMAC. 

Também em Agosto, a doutoranda Ana Paula Gabriel participa do III Congresso da Associação Regional para a América Latina e o Caribe da Sociedade Internacional de Musicologia, ARLAC/IMS, a ser realizado na cidade de Santos, SP. 

Carlos Menezes Jr no Seminário GEPEMAC 2017
Além desses importantes eventos internacionais, também serão apresentados trabalhos no congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, a Anppom, que este ano será realizada em Campinas, SP. Neste evento, participam o doutorando Paulo Fred Teixeira, os pesquisadores Carlos Menezes Junior e Caiti Hauck-Silva, que já concluíram seus doutorados, e as mestrandas Carolina Andrade Oliveira e Denise Castilho Oliveria Cocareli. Destacamos que a pesquisa de Doutorado de Carlos Menezes Junior sobre "Os elementos composicionais do Clube da Esquina como alimentadores de processos criativos de arranjos vocais de canções populares brasileiras" foi indicado para concorrer ao prêmio Tese Destaque USP  em 2017. A Tese de Doutorado já está na Biblioteca da USP. Em 2016, Ana Lúcia Gaborim Moreira recebeu Menção Honrosa por seu Doutorado sobre "Regência cora infantojuvenil no contexto da extensão universitária: a experiência do PCIU" na edição anual do Prêmio Tese Destaque USP. 

Integrantes do GEPEMAC na IV Jornada Acadêmica

Já foram publicados os anais da  IV Jornada Acadêmica discente da PPGMUS, evento interno da pós-graduação em Música. O GEPEMAC participou com trabalhos em Questões Interpretativas e Musicologia, dos seguintes autores: Denise Castilho Oliveira Cocareli, Ana Paula Gabriel, Carolina Andrade Oliveira, Selma Boragian, Munir Sabag, Mariana Trento e Filipe Daniel Fonseca dos Santos. 


No mesmo mês, a professora Susana Cecilia Igayara-Souza, líder do GEPEMAC, participa do Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE), juntamente com outros três pesquisadores da história da educação musical do Brasil: Inês Rocha, Ednardo Monti e Ademir Adeodato. A mesa coordenada intitula-se História da educação musical no Brasil: memórias, sujeitos, instituições e disputas políticas e a apresentação da professora Susana será sobre “as disputas pela história do canto orfeônico e a memória de suas instituições em manuais didáticos (décadas de 30-60)”