sexta-feira, agosto 04, 2017

Conheça a nova opção de bolsa para alunos de Música: Fórum de editoração de partituras corais




“Inscrevi um projeto no Programa Unificado de Bolsas da USP e fui contemplada com 3 bolsas!

Estou muito animada para desenvolver esse projeto de Cultura e Extensão, que é um desdobramento de outras atividades anteriores.

O projeto propõe a criação de um fórum de discussão e produção de partituras corais no Departamento de Música da ECA-USP, a partir do uso do software livre MuseScore. Para isso, pretende integrar alunos interessados no tema, com distintos níveis de conhecimento e de práticas corais. Além dos 3 bolsistas que serão selecionados, outros participantes da graduação e da pós-graduação são bem-vindos.

O projeto prevê uma reunião semanal de todo o grupo comigo, a partir de um cronograma detalhado abaixo. Nessa reunião, poderemos tanto definir temáticas para discussão, solução de problemas,  como ter conversas com os compositores e arranjadores de partituras que vamos editorar.

Também será na reunião que será feita a definição de tarefas aos distintos bolsistas, em função dos objetivos definidos, e também aos participantes não bolsistas”.

Professora Dra. Susana Cecilia Igayara-Souza

DADOS IMPORTANTES:

ü  REUNIÃO DO FÓRUM DE EDITORAÇÃO DE PARTITURAS CORAIS:
            4as feiras, das 17h00 às 19h00  (os alunos inscritos para bolsa deverão ter disponibilidade neste horário fixo). Sala 14-A e/ou Sala do Comunicantus

ü  Coordenadora: Professora Susana Cecilia Igayara

Interessados para bolsa: inscrever-se no projeto pelo sistema Júpiter.
Projeto 1557:  Fórum de Editoração de Partituras Corais

ü  Seleção: Será feita em duas fases:
1)   Envio de trabalhos anteriores de editoração (até 3 exemplos) e carta de intenção, contendo interesse pelo tema, como o projeto se relaciona com o seu curso e interesses musicais, qual o seu curso/nível e ano (indicando quanto tempo falta para o final do curso), qual a sua proficiência no programa MuseScore e em outros programas de editoração musical, qual a sua prática coral atual e anterior. Email: comunicantus.usp@gmail.com . Título: BOLSA - FÓRUM DE EDITORAÇÃO – SEU NOME.
2)   Reunião de todos os interessados com a coordenadora no dia 23/08 (17h às 19h), para explicação do projeto e discussão/análise dos trabalhos e das cartas de intenção.

ü  Interessados não bolsistas: mandar email para comunicantus.usp, com o título: NÃO BOLSISTA - FÓRUM DE EDITORAÇÃO – SEU NOME, dizendo:
1)   curso/ nível (Ex: Composição/ graduação; Musicologia/Mestrado)
2)   Disponibilidade (Ex: só no primeiro semestre; Até o fim do projeto)
3)   Interesse: (Ex: aperfeiçoamento no programa MuseScore; discussão da editoração de composição para coro; editoração de arranjo em preparação, introdução nas práticas de editoração de obras corais, etc)
4)   Nível de proficiência no MuseScore: (Ex: bom, médio, iniciante, sem conhecimento, etc)
5)   Computador próprio (Sim – Não)

CRONOGRAMA:
Até 15/08 - Inscrição no projeto pelo sistema Júpiter
16/08 a 21/08 – Bolsas: Envio de trabalhos de editoração e carta de intenção para o email comunicantus.usp@gmail.com
23/08, das 17h00 às 19h00 - Reunião com a coordenadora para explicação e seleção de bolsistas. 
Até 30/09 - Não bolsistas: Envio de email comunicantus.usp@gmail.com com os dados acima.
13/09 – Início das reuniões do Fórum