segunda-feira, novembro 13, 2017

20 anos do Coral da Terceira Idade da USP são comemorados com Festival e reportagem




A TV Câmara exibiu, no último dia 9 de Novembro, reportagem sobre o Coral da Terceira Idade da USP. Entrevistando dois coralistas da 3a idade, uma aluna-regente de graduação e os professores coordenadores, o programa mostrou um pouco do trabalho que é feito toda 6a feira à tarde, quando um grupo de coralistas é ensaiado pela equipe de alunos do Comunicantus, o laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP. Veja aqui a matéria completa.

Todo esse trabalho, que completa 20 anos em 2017, será comemorado com um grande Festival nos dias 23 e 24 de Novembro. Durante esses 20 anos, passaram pelo Comunicantus alunos regentes, cantores, professores, compositores e arranjadores que hoje estão desenvolvendo suas carreiras musicais. O Coro é vinculado ao Programa Universidade Aberta à Terceira Idade, da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. 

A aluna formanda Jacqueline Domingues

O coralista João Nobrega

Este ano, serão dois dias de atividades, 23 e 24 de Novembro, sempre às 19h30, no Espaço das Artes, que este ano foi incorporado à Escola de Comunicações e Artes (antigo espaço ocupado pelo MAC-USP).

Com a temática da integração intergeracional que marca as atividades do Comunicantus, o Festival apresenta vários coros adultos, dos grupos universitários como Coral da ECA-USP ao Coral da Terceira Idade, que é o centro das comemorações.

A novidade deste ano é a inclusão de grupos instrumentais, facilitada pela ótima acústica do Espaço das Artes. Um conjunto de flautas liderado pelo professor Toninho Carrasqueira e o Conjunto Instrumental Comunicantus, que encerrará o Festival com um arranjo inédito para coro e instrumentos, são os destaques, que trará ainda outras surpresas.

O repertório inova, ao trazer diversos arranjos inéditos, produzidos na intensa atividade do laboratório Comunicantus. Gêneros diversos, incluindo samba, rock e bossa nova, serão apresentados, mostrando a visão dos arranjadores que estão se especializando nas práticas corais. Esses arranjadores são alunos de graduação e pós-graduação e estão contribuindo para a ampliação do repertório brasileiro, explorando novas técnicas e concepções interpretativas.

Entre as músicas que receberam novos arranjos estão Garota de Ipanema (Tom e Vinícius), Fala e Amor (as duas do repertório do Secos e Molhados), Pedaço de mim (Milton Nascimento), Estamos aí (de Maurício Einhorn, Durval Ferreira,Regina Werneck, conhecida na voz de Leny Andrade), Ronda (Vanzolini), Chove Chuva (Jorge Benjor)  e Abrigo de Vagabundos (Adoniran Barbosa).

No repertório erudito, houve uma ênfase no repertório religioso. Dois importantes oratórios do romantismo serão representados: o Coral da ECA-USP canta três coros do Elias, de Felix Mendelssohn-Barholdy, e o Coro de Câmara Comunicantus canta dois coros de Christus, de Franz Liszt. Do século XX, o repertório religioso traz Cor dulce, Cor amabile, de Villa-Lobos, o Gloria da Missa Guaimi, do regente Marco Antonio da Silva Ramos, e o Salmo 22 da compositora Claudia Alvarenga, que recentemente visitou a USP e ofereceu uma palestra sobre as relações texto-música em sua obra.

O Coro de Câmara Comunicantus apresentando Cor dulce, Cor Amabile no III Simpósio Villa-Lobos (11 de novembro)

A peça que fecha o festival, o conhecido canto de Natal O holy night,  simboliza a grande comemoração dos 20 anos do Coral da Terceira Idade da USP, com participação do Coro de Câmara Comunicantus e do Conjunto Instrumental Comunicantus, com solo da soprano Anne Karoline Moreira, reunidos especialmente para a ocasião sob regência do professor Marco Antonio da Silva Ramos.

Programação:
23/11 – 5a feira – 19h30 – Concerto de Abertura – Festival Comunicantus 2017
Coral Universitário Comunicantus
Coral de Flautas da USP
Coral da ECA-USP

24/11 – 6a feira – 19h30 – Concerto de Encerramento – Festival Comunicantus 2017
Coral da Terceira Idade da USP
Coral Escola Comunicantus
Coro de Câmara Comunicantus
Participação do Conjunto Instrumental Comunicantus

Local: Espaço das Artes
Rua da Praça do Relógio, 160
Cidade Universitária
Butantã – São Paulo