quinta-feira, março 22, 2018

Seminário de pesquisa em andamento - "Respiração no canto e nos instrumentos de sopro: em busca da autoeficácia", com Fernanda Lima

No dia 09 de abril, uma segunda-feira, às 15h, a graduanda Fernanda Lima, do curso de Licenciatura em Música do CMU-ECA-USP, faz um seminário a respeito da sua pesquisa de iniciação científica. O evento acontece no Auditório do Departamento de Música da ECA-USP.
O seminário tem como principal assunto a utilização de exercícios de respiração coral e instrumental a fim de criar uma maior consciência corporal em instrumentistas de sopro, também proporcionando mais conhecimento acerca de formas de se trabalhar possíveis dificuldades respiratórias em alunos. A partir da prática, o seminário pretende iniciar um trabalho de respiração que reúna uma interação entre o participante e a pesquisadora, a fim de aprimorar a experiência.




"SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ANDAMENTO:
Respiração no canto e nos instrumentos de sopro: em busca da autoeficácia
Aluna: Fernanda Lima
Orientadora: Prof. Dra. Susana Cecilia Igayara-Souza
Colaboração: Prof. Dr. Michael Alpert
Data: 09/04
Duração: 1h
Horário: 15h
Local: Auditório do Departamento de Música da ECA-USP
Sobre o seminário de pesquisa em andamento:
Este seminário tem como principal função a utilização de exercícios de respiração coral e instrumental a fim de criar uma maior consciência corporal em instrumentistas de sopro, também proporcionando mais conhecimento acerca de formas de se trabalhar possíveis dificuldades respiratórias em seus alunos. A partir da prática, este seminário pretende iniciar um trabalho de respiração que reúna uma interação entre o participante e a pesquisadora, a fim de aprimorar a experiência.

Sobre Fernanda Lima:
Graduanda no curso de Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo (desde 2015), formada em Percepção Musical pela Escola Municipal Livre de Música Edmundo Ramos Barbosa em Arujá-SP (2011), também tendo uma formação de Flauta Doce (2011) pela mesma instituição. Tem experiência na área de performance musical como trompista grave (USP-Filarmônica, 2014), além de atuar como trompista em bandas marciais (como a Banda de Arujá e Itapevi) e bandas sinfônicas (Banda Sinfônica de Arujá e Banda Sinfônica Juvenil do Projeto Guri Santa Marcelina). Além disso, possui experiência com canto coral desde 2008, participando de diversas apresentações e concertos. Participou de diversos festivais (como o VI curso de férias em Tatuí), como euphonista, tendo experiências em práticas em grupo e música de câmara. Foi bolsista no Coro de Câmara Comunicantus (de agosto/2015 a junho/2017), regido pelo professor titular em Regência Coral Marco Antonio da Silva Ramos, atuando como mezzo-soprano e participando do trabalho de performance do Laboratório Coral Comunicantus da Universidade de São Paulo. Integrou também o Coral da ECA-USP, nos anos de 2015 e 2017. Participa também de um trio de trompas formado pelo professor doutor Michael K. Alpert. Realiza pesquisa de Iniciação Científica na ECA-USP, sob orientação da Profa. Dra. Susana Cecilia Igayara-Souza.".