quarta-feira, abril 18, 2018

Seminário de pesquisa em andamento - "O Repertório coral brasileiro e três movimentos de vanguarda do século XX", com Denise Castilho

Na quarta-feira, dia 25 de abril, às 10h, a mestranda Denise Castilho apresentará um seminário na sala 14A do Departamento de Música da ECA-USP.

No seminário, Denise falará a respeito da relação entre três atores da vanguarda do século XX e o repertório coral brasileiro. Esse atores - o movimento "Música Viva", o movimento "Música Nova" e o "Grupo de Compositores da Bahia" - exerceram uma influência relevante sobre a produção coral brasileira do século XX. Denise abordará no seminário aspectos históricos e ideológicos que os interligaram a partir da audição e da leitura de trechos de obras selecionadas.


Sobre Denise Castilho:
Mestranda em Música, pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com bolsa concedida pela CAPES, desenvolve pesquisa pesquisa na área de repertório coral brasileiro do século XX, sob orientação da Profa. Dra. Susana Cecília Igayara. Integra o Grupo de Pesquisa nas Artes do Canto (GEPEMAC), com sede no Departamento de Música da USP. Graduada em Licenciatura em Música pela mesma instituição, atuou como regente assistente do Coral da ECA-USP por quatro anos, sob orientação do Prof. Dr. Marco Antônio da Silva Ramos. Regente coral e professora, lecionou na rede pública do Estado de São Paulo e em cursos de formação de professores. Na área coral estudou regência com Marco Antônio da Silva Ramos, Lilla Gábor e Ana Beatriz Valente Zaghi, além de participar de festivais e cursos de férias internacionais, com destaque para o Eastman Summer, da Eastman School of Music (NY-EUA), no qual estudou regência coral com William Weinert e Edward Maclary. Em 2013 passou a desenvolver trabalho com canto coral junto a pacientes portadores de Parkinson e, desde agosto de 2016, dirige o Madrigal LivrEncanto.