quinta-feira, setembro 13, 2018

Coro de Câmara no FIC-Maringá



O Coro de Câmara Comunicantus participará da XXII edição do Festival Internacional de Corais de Maringá, que será realizado durante os dias 27, 28 e 29 de setembro no município paranaense. A participação tem apoio da Pró-Reitoria de Graduação, da ECA-USP e do CMU-ECA-USP.

O festival, criado pelo maestro Marcus Geandré Nakano Ramiro e pelo Cobra Coral de Maringá, há 22 edições oferta aos coros a oportunidade de gerar intercâmbios de conhecimento, repertório e congregação entre os diversos povos brasileiros de diferentes regiões e de outros países da América Latina, gratuitamente e sem qualquer competitividade. Em todas as edições um coro de referência é convidado para contribuir com o festival. No ano passado o convidado foi o Coral Universitário Mackenzie-SP e seu maestro Parcival Modolo.


         
  Neste ano o convidado é o Coro de Câmara Comunicantus, que tem Marco Antonio da Silva Ramos como regente titular.  Marco Antonio também fará uma palestra e conduzirá uma oficina para regentes como parte das atividades do festival. O grupo vai cantar arranjos de música popular brasileira e internacional, além de obras de Franz Liszt e Ernest Mahle.



                 

        Coro de Câmara Comunicantus foi criado em 2013, como parte das atividades do Comunicantus: Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. É formado por bolsistas de graduação do Programa Unificado de Bolsas da USP e volta-se para o ensino e a prática da performance coral.


Participou de diversas atividades do Programa de Internacionalização do Canto Coral, recebendo regentes do Reino Unido, Alemanha, Holanda, Hungria e apresentando-se com especialistas do repertório camerístico desses países. Na divulgação da música brasileira, o Coro de Câmara já cantou obras dos compositores do Departamento de Música da ECA-USP (Gilberto Mendes, Ronaldo Miranda, Silvio Ferraz Mello e Marco Antonio da Silva Ramos) e tem apresentado obras de outros compositores contemporâneos em atividade, como Ernani Aguiar e Claudia Alvarenga, além dos importantes compositores de nossa história, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Lindembergue Cardoso, Osvaldo Lacerda, Henrique Oswald, muitas vezes preparando novas edições especialmente para a performance do coro.