quinta-feira, outubro 11, 2018

CONGRESSO CORAL reunirá as três universidades estaduais paulistas





De 15 a 19 de outubro deste ano, pela primeira vez na história das três universidades estaduais paulistas, será realizado um congresso conjunto da área coral, dedicado a discutir a formação, performance e pesquisa na atualidade.

Unindo pesquisa acadêmica, atividades de formação, performance musical e debates, esta primeira edição será realizada no câmpus do Instituto das Artes da Unesp, em São Paulo, na Barra Funda.

A iniciativa é dos professores de canto coral, regência coral, repertório coral e técnica vocal da USP, Unesp e UNICAMP, que atuarão em mesas-redondas, minicursos, sessões de comunicação e ensaios corais. Será formado um Grande Coro do Festival, que será regido pelos professores de regência coral: Marco Antonio da Silva Ramos (USP), Paulo Moura e William Coelho (UNESP) e Carlos Fiorini (UNICAMP).

O regente carioca Carlos Alberto Figueiredo (UNIRIO) é o convidado especial para uma masterclass de regência coral, no primeiro dia de congresso. Samuel Kerr, regente, professor e arranjador, fará a Conferência de Abertura.

As mesas-redondas serão dedicadas a discutir desafios, perspectivas e tendências na formação e atuação do regente coral e na temática específica dos coros infantojuvenis, debates importantes para as perspectivas de expansão e profissionalização na área.

Estão confirmadas as presença dos professores Angelo José Fernandes (UNICAMP),  Paulo Moura (UNESP) e Marco Antonio da Silva Ramos (USP)  na mesa sobre formação e atuação do regente coral.  Na discussão sobre coros infantojuvenis, Ana Lúcia Iara Gaborim Moreira (UFMS) e Juliana Melleiro Rheinboldt (Instituto Bacarelli e Canarinhos da Terra) apresentarão suas perspectivas e experiências. 

Maestro Marco Antonio da Silva Ramos

Coro de Câmara Comunicantus

Os minicursos (com vagas limitadas em função do espaço) estão voltados a ampliar o conhecimento dos regentes e impulsionar suas práticas. Os temas abrangem Técnica Vocal para Coros, com os professores Angelo José Fernandes (UNICAMP) e Fábio Miguel (Unesp); Voz e Técnica de Alexander (Izabel Padovani), Arranjos Vocais de Repertório da Música Popular, (Carlos Roberto Ferreira de Menezes Júnior - UFU) e Repertório de Música Brasileira, com a professora Susana Cecilia Igayara-Souza (USP).

A chamada de trabalhos foi feita em 3 diferentes modalidades: comunicações de pesquisas concluídas ou em andamento, pôsteres de projetos ou relatos de experiências corais e obras corais: composições e arranjos, que serão apresentadas e discutidas em sessões de comunicação oral.

Coordenada pela professora Susana Cecilia Igayara-Souza (USP), a comissão científica tem como integrantes Carlos Fiorini (UNICAMP), Caiti Hauck-Silva, Munir Sabag e  Carolina Andrade Oliveira (os três últimos ligados ao GEPEMAC-USP). A tabela de trabalhos aprovados já está divulgada no site do congresso, depois de passarem por aprovação e recomendações por especialistas em temas do canto coral. O objetivo é fazer um balanço da atividade, abrindo espaço tanto para as pesquisas de pós-graduação e Iniciação Científica que abordem temáticas corais, como para importantes projetos artísticos, educativos e sociais que têm a atividade coral como base e serão apresentados como pôsteres. O repertório novo está representado na chamada de obras corais, em que arranjadores e compositores poderão comentar suas obras e expor seus processos criativos.

A performance coral ficará a cargo dos corais das três universidades, que se apresentarão aos congressistas logo após o horário de almoço: Corais da Unesp, Coro de Câmara Comunicantus (USP) e Coro Contemporâneo de Campinas. 



SERVIÇO

I CONGRESSO DE CANTO CORAL – UNESP, USP, UNICAMP
15 A 19 de Outubro de 2018.
Local: UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Instituto de Artes
Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271
Barra Funda - São Paulo

Inscrições no congresso, informações: